PLANO DE AÇÃO – GUIOMAR CANDIDATA À DIREÇÃO GERAL DO CÂMPUS CAMPOS-CENTRO
I- DAS QUESTÕES DA CULTURA POLÍTICA, ADMINISTRATIVA, DE GESTÃO DEMOCRÁTICA E DE GOVERNANÇA:
1- O CÂMPUS CAMPOS-CENTRO E A NOVA INSTITUCIONALIDADE: avançar na concepção de Rede e na indissociabilidade das partes (OS CÂMPUS E A REITORIA). O CÂMPUS CAMPOS-CENTRO tem um papel singular a ser alcançado na nova Institucionalidade, com ações articuladas, voltadas a sua missão na área da Educação Profissional e aos Direitos Humanos.
Maturidade e competência ético-política – com Guiomar, vamos realizar!!
2- A AUTOGESTÃO E AS RELAÇÕES DEMOCRÁTICAS, POTENCIALIZANDO A CAPACIDADE EM AVANÇAR NA FORMAÇÃO DE ‘SERVIDORES-DIRIGENTES’: é preciso conhecer, dialogar e participar cada vez mais, para nos tornarmos coletivamente mais competentes e eficazes na fiscalização e nas tomadas de decisões; é preciso compartilhar a gestão, para potencializar, cada vez mais, a autogestão dos Servidores-Dirigentes e fortalecer a transparência democrática.
· Fortalecer o papel do Conselho de CÂMPUS;
· Criar as ‘Audiências Internas’ temáticas;
· Construir um programa de capacitação em gestão pública;
· Criar imediatamente um ambiente virtual para acompanhamento das ações pedagógicas e administrativas (projetos, programas, execução orçamentária, de compras, de licitações, etc.);
· Criar o Fórum de Construção e Acompanhamento do Orçamento Participativo – o ‘FORP’.
Maturidade e competência ético-política – com Guiomar, você será parte!!
3- O CRESCIMENTO DO CÂMPUS CAMPOS-CENTRO a partir do legado histórico e da nova institucionalidade:
· Promover um crescimento qualitativo, no qual, o caráter quantitativo atenderá à diversidade;
· Expandir o potencial já existente da competência técnica dos servidores em todas as áreas da instituição (Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão administrativa).
· Avançar no crescimento qualitativo corresponderá em avançarmos na inovação, na integração e nas relações ético-políticas respeitosas com o outro.
Maturidade e competência ético-política – com Guiomar, vamos realizar!!
4- A RELAÇÃO COM A REITORIA E SUA LOCALIZAÇÃO:
· Desenvolvimento de uma relação marcada pela cooperação, autonomia e escentralização administrativa. Os espaços físicos da reitoria deverão ser discutidos dentro desses pressupostos.
Maturidade e competência ético-política – com Guiomar, você vai participar!!
5- A RELAÇÃO COM OS DEMAIS CÂMPUS DO IFFLUMINENSE:
· Estabelecer a prática e a relação de cooperação em todas as áreas, combatendo, assim, a ideia e a prática da competição.
Maturidade e competência ético-política – com Guiomar, vamos realizar!!
6- RELAÇÃO COM AS ENTIDADES ESTUDANTIS:
· Compromisso em apoiar o fortalecimento do Movimento Estudantil;
· Transparência e respeito nas relações e à sua autonomia;
· Cooperação com as entidades estudantis nos seus aspectos político-pedagógicos e de infraestrutura.
· Discutir com as entidades estudantis e demais setores competentes, a criação de um Projeto de alimentação escolar, onde se consolide a qualidade da oferta como Direito, bem como, se implemente a diversidade no atendimento para os estudantes com problemas crônicos de saúde, como diabetes, alergias alimentares, etc.
Maturidade e competência ético-política – com Guiomar, você vai participar!!
7- Construir imediatamente junto ao Conselho de Câmpus e demais fóruns, o seu Regimento Interno e o Projeto Político-Pedagógico do câmpus.
8- VALORIZAR E FORTALECER OS FÓRUNS DE COORDENADORES:
· Criar uma nova infraestrutura nos espaços de gestão, necessárias para o trabalho das coordenações das áreas de Ensino e Administrativas;
- Lutar com a Reitoria e demais câmpus para buscar formas de antecipação da implantação das funções comissionadas de coordenações de curso (FCCs) dos Câmpus para 2012 (PL nº 2134/2011);
- Restabelecer imediatamente as Coordenações de Infraestrutura dos Cursos e a Coordenação do ‘PROEJA’.
Maturidade e competência ético-política – com Guiomar, você vai participar!!
9- PROMOVER A DESCENTRALIZAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA DO CÂMPUS:
· Reestruturar o setor de administração para a execução orçamentária descentralizada do câmpus;
· Articular com as coordenações de área - Ensino/Pesquisa/Extensão;
· Viabilizar o planejamento pelas Coordenações de Curso e/ou Área das necessidades de adequação dos espaços físicos, de atualização de equipamentos e serviços, construindo uma escala de prioridades a ser cumprida ao longo dos quatro anos de administração;
· Respeitar o planejamento acordado com os Coordenadores, melhorando suas condições de trabalho.
Maturidade e competência ético-política – com Guiomar, vamos realizar!!
10- Criar o Fórum de Articulação entre Ensino-Pesquisa-Extensão - FAEPE: Realizando seminários e oficinas integradoras, com a principal missão de dotar o CÂMPUS da capacidade objetiva para promover a indissociabilidade entre estas três áreas da educação.
Maturidade e competência ético-política – com Guiomar, você vai participar!!
11- RELAÇÃO COM A COMUNIDADE EXTERNA ORGANIZADA:
· Consolidar a integração de forma institucionalizada, fortalecendo assim seu papel nos espaços do CÂMPUS, compartilhando ideias e projetos que venham a contribuir para o desenvolvimento Sócio-Regional.
· Estimular nesta relação, como espaço privilegiado de interlocução, avaliações permanentes da instituição.
Maturidade e competência ético-política – com Guiomar, vamos realizar!!
II- DAS QUESTÕES DO ENSINO – INCLUSÃO E CENTRALIDADE:
1- CONSTRUÇÃO COLETIVA DA RESSIGNIFICAÇÃO E SENTIDO DE CADA NÍVEL E MODALIDADE DE ENSINO PRESENTE NO CÂMPUS – TORNAR CLARO SEUS PRINCÍPIOS E FUNÇÃO SOCIAL:
· Compreender os referenciais norteadores, como a lei dos Institutos Federais e o Projeto Político Pedagógico do IF Fluminense, buscando consolidar os diversos níveis e modalidades de ensino, cumprindo a função social de nossa rede dentro da totalidade da educação brasileira;
· Promover a indissociabilidade da Pesquisa/Inovação e da Extensão para com esta função social;
Somos uma Instituição de Educação, Ciência e Tecnologia, diferente das demais existentes. Só compreendendo-a coletivamente, poderemos construí-la com qualidade socialmente referenciada.
Experiência e competência técnico-humanista – com Guiomar você vai participar!!
2- AMPLIAR AS ATIVIDADES DE APROXIMAÇÃO DOS ESTUDANTES AO MUNDO DO TRABALHO/EMPRESAS E DA ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHADORES:
· Organizar uma forte política de estágio, de acompanhamento de egressos e de visita técnica, através da criação dos Grupos de Trabalho Permanentes.
· Criar ações e ambientes que aproximem nossos Estudantes de profissionais que atuam em empresas, e, que tenham interfaces com nossos cursos de formação.
· Aproximar os Estudantes do mundo da organização dos trabalhadores, através de palestras, mesas-redondas, etc.
Experiência e competência técnico-humanista – com Guiomar vamos realizar!!
3- Criação do ‘Centro de Leitura do Mundo – CELEM’:
· Conceber a prática da Leitura como o bem educacional e cultural imprescindível para uma formação profissional de qualidade, socialmente crítica e humanizadora (Formação integral);
· Contribuir na construção de uma cultura cotidiana que valorize o Livro em suas dimensões: da leitura, da produção, do conhecimento das diversas literaturas, das linguagens matemática, estética e corporal, articulando-as com a formação profissional e ético-política do estudante;
· Investir na compra, distribuição e troca solidária de Livros, ampliando o acesso a este bem cultural.
Experiência e competência técnico-humanista – com Guiomar você vai participar!!
4- A EDUCAÇÃO FÍSICA E O ESPORTE COMO AÇÃO ARTICULADORA DE UMA FORMAÇÃO INTEGRAL HUMANIZADORA:
· · Apoiar qualitativamente a área de Ensino e a tradição de qualidade desportiva construída, ampliando os benefícios pedagógicos de sua prática.
· Incentivar a prática do xadrez, para estudantes e servidores, criando a ‘Oficina de Xadrez’e competições enxadrísticas, contribuindo para potencializar no Ensino e na Pesquisa o pensamento coeso e crítico, a concentração, a memória e a imaginação.
· Incentivar a prática do xadrez, para estudantes e servidores, criando a ‘Oficina de Xadrez’e competições enxadrísticas, contribuindo para potencializar no Ensino e na Pesquisa o pensamento coeso e crítico, a concentração, a memória e a imaginação.
· Avançar na inclusão das práticas desportivas, para os Estudantes com necessidades especiais.
· Estimular intercâmbios com Centros de Referência esportiva nacionais e internacionais, capacitando e qualificando os profissionais da área, bem como os atletas do câmpus.
5- ARTICULAÇÃO ENTRE OS DIVERSOS NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO:
· Promover a necessária verticalização do Ensino entre os Docentes e Estudantes;
· Construir elementos e ações pedagógico-temáticas que venham a buscar interfaces entre as Licenciaturas, a Arquitetura, as Engenharias e os Cursos Superiores de Tecnologia.
· Viabilizar toda e qualquer necessidade (capacitação/qualificação/etc.) visando implementar esta articulação.
Experiência e competência técnico-humanista – com Guiomar você vai participar!!
6- REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO:
· Integrá-lo como um grande projeto das Licenciaturas, articulando a Educação Básica e o Ensino Superior, mediado e integrado pelas atividades de Pesquisa, Extensão e Cultura. Similar ao sentido dos Colégios de Aplicação;
· Desenvolver programas de articulação com o mundo do trabalho e com a verticalização da formação.
Experiência e competência técnico-humanista – com Guiomar vamos realizar !!
7- PROMOVER UMA NOVA CONCEPÇÃO E PRÁTICA/AÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NA RELAÇÃO TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE QUALIDADE – A CENTRALIDADE DO DOCENTE :
· Defender a centralidade do Docente no processo de condução do ensino-aprendizagem.
· Entender a técnica e a tecnologia como extensão da capacidade psico-física e intelectual do homem como ferramentas criadoras a serviço do homem.
Não há uma relação direta entre qualidade na educação e o uso de ferramentas tecnológicas, o fundamento da qualidade está em uma sólida formação nas dimensões técnico-ético-política dos Docentes – daí sua centralidade.
Ferramentas tecnológicas sim, sem fetiche. O maior investimento tem que ser na formação e atualização permanente do Docente, na sua autonomia e na melhoria de suas condições de trabalho.
Ferramentas tecnológicas sim, a partir das demandas e dos debates com a área de Ensino e da Pesquisa.
Experiência e competência técnico-humanista – com Guiomar você vai participar!!
8- IMPLANTAÇÃO DE CURSOS DE EaD VINCULADO AO PROJETO SISTÊMICO DO IFFLUMINENSE
Experiência e competência técnico-humanista – com Guiomar vamos realizar!!
9- CONSTRUÇÃO DE UMA SÓLIDA E QUALITATIVA POLÍTICA DE PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES EM TODOS OS NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO E NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA:
· Ampliar a Assistência ao Educando para superar as lacunas na formação pedagógico-cognitiva e na iniciação científica dos Estudantes. Temos, coletivamente, competência para enfrentarmos este desafio, sem cair em projetos assistencialistas e que firam a nossa qualidade.
· Criar o ‘Centro de Autonomia Didático-Pedagógica Estudantil - CAPE’, (ambiente de reorientação da aprendizagem) articulado às Licenciaturas e demais Instituições de Ensino Superior da região.
· Disponibilizar, a partir do debate, ferramentas tecnológicas, como os tablets começando para os Estudantes com necessidades especiais e da iniciação científica.
Experiência e competência técnico-humanista – com Guiomar você vai participar!!
10- REESTRUTURAR A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA, INTEGRANDO ESSA MODALIDADE DE ENSINO CADA VEZ MAIS À NOVA INSTITUCIONALIDADE.
Experiência e competência técnico-humanista – com Guiomar vamos realizar!!
11- INTEGRAR A MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DO CAMPO À INSTITUCIONALIDADE DO CÂMPUS ARTICULADA AOS MOVIMENTOS SOCIAIS DOS TRABALHADORES DO CAMPO.
Experiência e competência técnico-humanista – com Guiomar você vai participar!!
12- Articulação imediata com as Pró-Reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão para adequação e atualização do câmpus Campos-Centro ao ‘Plano de Desenvolvimento Institucional’ – PDI, ao Acordo de Metas e Compromissos e aos Processos Avaliativos Institucionais.
Experiência e competência técnico-humanista – com Guiomar vamos realizar!!
III- DAS QUESTÕES DA PESQUISA E EXTENSÃO – A INTEGRAÇÃO:
1- Concebemos a Pesquisa como tradução de uma produção acadêmica voltada para articular, conhecer, pensar, inovar, propor, solucionar problemas da sociedade, preferencialmente no âmbito regional (como ponto de partida) e a Extensão como o espaço de realização das proposições do Ensino e da Pesquisa junto à comunidade interna e externa.
Experiência e competência em articulação – com Guiomar você vai participar!!
2- Estimular a Pesquisa e a Extensão que se aproximem do conceito de Tecnologias Sociais:
· Organizar um amplo diagnóstico da produção /experiência da região de abrangência do câmpus Campos-Centro e/ou demais território do IF Fluminense;
· Criar o portifólio de Pesquisa e Extensão do câmpus através do levantamento das áreas em produção e das potencialidades internas dos pesquisadores (Servidores e Estudantes).
Experiência e competência em articulação – com Guiomar vamos realizar!!
3- Consolidar a dimensão da Pesquisa ao conceito e à cultura de Inovação (produtos, processos e serviços), enquanto ampliação da capacidade humana rumo à melhoria das condições de vida da população.
Experiência e competência em articulação – com Guiomar você vai participar!!
4- Ampliar e consolidar a Pesquisa e a Extensão com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), participando minimamente dos seguintes programas:
· CENTROS VOCACIONAIS TECNOLÓGICOS (CVTs): construção de um espaço de difusão e popularização da ciência e tecnologia, de transferência de conhecimentos, de investigação da realidade, de aprofundamento da relação com a comunidade e de prestação de serviços especializados. Agregando valor aos processos e produtos.
· CENTRO NACIONAL DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS DIGITAIS INTERATIVOS:construção de um espaço de produção e cooperação de conteúdos digitais, sobretudo no ensino de Química, Física, Biologia, Matemática e Língua Portuguesa, agregando valor aos conteúdos didático-pedagógicos.
· ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS (APLs): construção de um espaço para a Inovação e articulação política para o desenvolvimento regional (como ponto de partida), com ênfase na inclusão social e na redução das disparidades sócioeconômicas.
· TECNOLOGIAS ASSISTIVAS (TAs): estimulando a participação em programas que executem projetos de Pesquisas nesta área.
· TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS (TSs): construção de um espaço que busquem a solução de problemas sociais com a utilização de diversas ferramentas tecnológicas.
Experiência e competência em articulação – com Guiomar vamos realizar!!
5- Fomento-Financiamento: incentivar novos convênios/parcerias com instituições locais/regionais, nacionais e internacionais, buscando a ampliação das bolsas para Servidores e Estudantes.
Experiência e competência em articulação – com Guiomar vamos vai participar!!
6- Articulação imediata dos Servidores e Estudantes-pesquisadores com o Centro de Línguas do IFFluminense - CELIFF:
· Organização de programas específicos para capacitação em língua estrangeira.
Experiência e competência em articulação – com Guiomar vamos realizar!!
7- Apoiar irrestritamente os Coordenadores/Servidores(as) e Estudantes na organização dos eventos acadêmicos (Cursos Superiores, do nível médio-técnico e a Semana do Saber-Fazer-Saber, por exemplo). Nomear as Comissões organizadoras no início do ano letivo.
Experiência e competência em articulação – com Guiomar você vai participar!!
8- Dar prioridade à discussão orçamentária para a capacitação dos Servidores e para a ampliação da Assistência e Apoio ao Educando.
Experiência e competência em articulação – com Guiomar vamos realizar!!
9- Ampliar as atividades de apoio e assistência às comunidades externa e interna na área dos Direitos Humanos:
· Preferencialmente o público de maior vulnerabilidade social e os Servidores e Estudantes, que sofrem discriminação e preconceitos ferindo os Direitos Humanos.
Experiência e competência em articulação – com Guiomar você vai participar!!
10- Avançar na integração com demais Instituições Públicas locais/regionais/nacionais.
Experiência e competência em articulação – com Guiomar você vai participar!!
IV-DA ARTE E CULTURA
IV-DA ARTE E CULTURA
1- Concebemos a Arte e Cultura como dimensão e linguagem estimuladora e articuladora da criatividade e bem-estar humano, portanto, elemento fundante de formação dos Estudantes e dos Servidores.
Experiência, sensibilidade e competência ético-humanista – com Guiomar vamos realizar!!!
2- Viabilizar imediata e conjuntamente com a Reitoria e o câmpus Guarus, ambientes (estúdios/ateliês/etc.) adequados e formais de desenvolvimento de potencialidades, experimentos e ensaios artístico-culturais.
Experiência, sensibilidade e competência ético-humanista – com Guiomar você vai participar!!!
3- Discutir a implantação de um Curso Superior na Área da Produção Cultural e Tecnologia.
Experiência, sensibilidade e competência ético-humanista – com Guiomar vamos realizar!!!
4- Desenvolver programas de Extensão relacionando Arte-Cultura e Tecnologia ao conceito de ‘Economia Criativa’.
Experiência, sensibilidade e competência ético-humanista – com Guiomar você vai participar!!!
5- Viabilizar a participação de nossas expressões artístico-culturais no calendário sistêmico e regional.
Experiência, sensibilidade e competência ético-humanista – com Guiomar vamos realizar!!!
6 - Estabelecer orçamento-base para a área, bem como buscar outras formas de financiamento sistêmico e externo.
Experiência, sensibilidade e competência ético-humanista – com Guiomar você vai participar!!!
7-Viabilizar ações conjuntas à Secretaria Estadual de Cultura e ao Ministério da Cultura.
Experiência, sensibilidade e competência ético-humanista – com Guiomar vamos realizar!!!
8- Diversificar os espaços de exposição da produção artístico-cultural, reforçando o papel da Curadoria de Exposição.
Experiência, sensibilidade e competência ético-humanista – com Guiomar você vai participar!!!
V- DA COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO:
1- Conceber a Comunicação e as Tecnologias da Informação como elementos estratégicos do Desenvolvimento Institucional e essencial à inserção do homem no mundo.
Experiência e competência técnico-coletiva – com Guiomar vamos realizar!!!
2- Reestruturar os Espaços de Comunicação – telefonia e multimídia, valorizando seus profissionais através da capacitação e da reforma de seu ambiente de trabalho, buscando sua eficácia no atendimento das demandas internas.
Experiência e competência técnico-coletiva – com Guiomar você vai participar!!!
3- Atuar na área de TI levando em consideração os seus agentes – Servidores, Bolsistas, Estagiários; a estrutura física e a manutenção de serviços e equipamentos.
· Formalizar dos grupos de programação e desenvolvimento, buscando atender à diversidade de demandas e programas existentes no câmpus;
· Capacitar e qualificar os servidores de TI, a partir do planejamento das ações estratégicas da área;
· Estimular a participação e fortalecimento dos servidores do câmpus na Câmara de TI e na relação com a Diretoria de Gestão de TI;
· Promover capacitação técnico-pedagógica para os bolsistas e estagiários;
· Discutir e planejar, junto aos servidores de TI quanto: ao investimento técnico prioritário; a melhor estrutura; ao suporte e manutenção dos equipamentos dos usuários;
· Articular a competência institucional instalada dos cursos desta área e os pesquisadores, para inovação e soluções de problemas;
· Atender em especial as demandas do Registro Acadêmico e da Biblioteca como áreas estratégicas do Ensino e da Administração Escolar.
Experiência e competência técnico-coletiva – com Guiomar vamos realizar!!!
VI- A GESTÃO DE PESSOAS:
1- Concebemos a Gestão de Pessoas como o espaço de elaboração e realização do histórico do(a) Servidor(a), no seu crescimento e na sua prática profissional cotidiana.
· Reestruturar o setor de Gestão de Pessoas no câmpus, nos seus aspectos físicos e humanos;
· Incentivar o trabalho conjunto junto à DGP, CPPD e CIS/PCCTAE;
· Incentivar as relações com as entidades coletivas dos Servidores – Sinasefe, Assetec e Cooperativa;
· Criar o setor de Protocolo específico para o câmpus;
· Organizar coletivamente o programa de capacitação/qualificação dos Servidores do câmpus;
· Estimular a capacitação permanente em Gestão Pública, inicialmente nos cursos da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública), a começar para os servidores-dirigentes – coordenadores e cargos de direção e Servidores que se interessarem.
· Disponibilizar aos Docentes, sem a formação pedagógica, cursos de complementação didático-pedagógica.
Experiência e competência técnico-coletiva – com Guiomar você vai participar!!!
VII- O ‘PATRIMÔNIO’ DA CANDIDATA:
1- Maturidade e Responsabilidade, preparada para os desafios trazidos pela nova institucionalidade;
2- Tranquilidade, Afetividade e Respeito na relação com os Servidores e Estudantes;
3- Capacidade Humana e Ético-política em lidar com a adversidade e o contraditório;
4- Equilíbrio e Respeito na relação com o adversário/oposição;
5- Capacidade de Articulação interna e externa em defesa da Instituição;
6- Competência Técnico-política acumulada:
A) DOCENTE: há 29 anos – nos níveis Médio-Técnico e Superior (Graduação e Pós-graduação);
B) ORIENTADORA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA – Graduação e Pós-graduação: 38 orientações/TCC já apresentadas e aprovadas / 12 orientações em andamento;
C) SERVIDORA-DIRIGENTE: 1- Coordenadora de Ciências Humanas / 2- Gerente dos Cursos de Qualificação Básica / 3- Coordenadora da Licenciatura em Geografia / 4- Coordenadora Pedagógica da Pós-graduação Proeja / 5-Coordenadora de Articulação com os Movimentos Sociais e Diversidade / 6- Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional;
D) DIRIGENTE SINDICAL: Presidente da Assetec / Coordenadora Geral do Sinasefe;
E) FORMAÇÃO ACADÊMICA: 1- Mestre em Educação (UFF - área de concentração – ‘Trabalho e Educação’) / 2- Especialista em História Moderna e Contemporânea (PUC/BH) / 3- Especialista em História do Brasil (FAFIC) / 4- Graduada em História (FAFIC).