domingo, 20 de novembro de 2011

Educação e o Dia da Consciência Negra - 20/11

Os espaços públicos de Educação, só contribuem para a emancipação dos homens e mulheres, em sua convivência rica em diversidade e pluralidade, quando tem como pressuposto de seus projetos e ações, o combate a qualquer forma de discriminação e preconceito.
Este dia comemorativo da ‘Consciência Negra’ em nosso país, é uma conquista, mas também um sinal, que precisamos avançar muito e encarar de ‘frente’ os diversos tipos de preconceitos e discriminações sutis que ‘rondam’ nossos corações e mentes.
Os Estudantes tem direito a uma formação libertadora, que os inclua na sua diversidade da existência e opções de vida e de trabalho. Tudo isto está ‘junto e misturado’ e poderemos sonhar, sonhar muito, com tudo de bom para todos.!! Não adianta apenas palavras sem sua realização no concreto. A Juventude nos desafia, é isso mesmo, já tivemos a idade deles, não é mesmo?
É difícil, exige coragem, para, primeiro, fazermos a nossa ‘catarse’ interna e colocarmos para fora todo nosso preconceito, fortemente histórico, colocar para fora toda a nossa hipocrisia. Conscientes disso, fica mais fácil, realizarmos a utopia de um mundo verdadeiramente humano e feliz, próximo do ‘recriar o paraíso agora, para merecer quem vem depois’. 
O Espaço Público de Educação, como nosso câmpus Centro do IFFluminense, com ‘Diálogo e Dedicação’, pode ser um grande ‘celeiro’ de realizações dos Direitos Humanos!!!
Salve a contribuição do ‘Dia da Consciência Negra’ e o direito de viverem felizes e serem respeitados todos os que são discriminados e sofrem preconceitos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário