domingo, 27 de novembro de 2011

Política, Educação e Trabalho – qual a importância das eleições no IFFluminense?


Como candidata à Direção Geral do câmpus Campos-Centro, preocupa-me a apatia social em relação à Política. Como afirma Marilena Chauí: “As pessoas que não querem ouvir falar em política, recusam-se a participar de atividades sociais que possam ter finalidade ou cunho político, mesmo tais pessoas, com seu isolamento e sua recusa, estão fazendo política, pois estão deixando que as coisas fiquem como estão e, portanto que a política existente continue como é. O paradoxo, portanto, está em que, ao recusar a política, a apatia social também é uma forma de fazer política, ainda que de forma passiva.”
Como fica nossa participação na tomada de decisões dentro de uma Instituição de Educação, Ciência e Tecnologia, processo que está na essência mesma da Política? Com certeza, com apatia e indiferença, pouco vamos avançar.
Tenho convicção que é na prática da Liberdade que se produz a consciência necessária que nos permite atuar e decidir. Essas relações políticas que se fazem no interior da Escola, funcionam como uma inserção no mundo da participação e na busca constante por direitos e acesso a bens culturais e materiais. Pois ela é um espaço privilegiado, senão, o maior e melhor, para transmitirmos, trocarmos, produzirmos idéias e conhecimentos. Um espaço privilegiado para reunirmos a teoria e a prática.
É nesse sentido que a Educação se faz indispensável ao possibilitar a promoção do sujeito autônomo, crítico, preparado para a participação política, e conseqüentemente para uma formação técnica-profissional de excelência. Sendo o mundo do trabalho e da produção contemporâneos a nossa referência, traduzidos em nossa Instituição em seus Cursos nos seus processos de organização, exige uma formação mais ampliada (humana e técnica), consistente, constantemente atualizada, marcada pela inovação e criatividade de seus atores, em busca de conhecimentos mais complexos e relacionais. Tudo isso depende de Liberdade e Democracia, ou seja, do contexto político em que vivemos.
É assim que nossos Estudantes agregarão condições de tornarem-se ativos frente ao domínio e a prática do conhecimento. É na mediação com a Política e o Trabalho, que poderemos fazer com que “uma quantidade de estudo, desemboque em uma “qualidade”, na libertação da criatividade e no processo de emancipação.
Por isso a participação Política sobre os rumos de nossa Instituição é um dever de todos nós, sua gestão compartilhada por toda a comunidade, funciona como esclarecedora desses processos, criando em nós o hábito de participar nas decisões. Por isso nosso compromisso com o ‘Diálogo e Dedicação’, como princípio da nossa gestão e relação entre nós Servidores e Estudantes. Por isso nossa luta de sempre contra a ‘política fake’, que desmobiliza, desanima e cria a apatia social.
Sonho nessas eleições com as palavras de Antonio Gramsci: “Queremos que todos disponham, de igual modo, dos meios necessários para educar a própria inteligência, para dar a toda a coletividade os maiores frutos possíveis do saber, da pesquisa científica, da fantasia que cria a beleza na poesia, na escultura, em todas as artes.”

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Palavras do meu amigo Celso!

Olha que lindo gente!
O meu amigo e também Professor do Câmpus Campos-Centro Celso Tavares publicou em meu mural do facebook.

PARA GUIOMAR (amiga, receba estes despretensiosos versos como expressão de minha eterna gratidão por tudo que você tem me ensinado...)

Guiomar, militante destemida,
A coerência é a sua história.
Amiga corajosa e aguerrida,
Quem não conhece a sua trajetória?

Nesta campanha muito concorrida,
Quero comemorar sua vitória
Como se fosse chefe de torcida
Quando se ganha a eliminatória.

Pois você não é como tanta gente
Que se deixou seduzir, presentemente,
Pela intragável pós-modernidade...

Gente que fala o que é conveniente...
Enquanto você fala do que sente
- Sentimento que é filho da verdade!...

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

PLEBISCITO 10% DO PIB PARA EDUCAÇÃO


UMA DICA para os(as) companheiros(as) Servidores e Estudantes do câmpus Campos-Centro do IFFluminense, participem do PLEBISCITO pelos 10% do PIB para Educação! Existe uma mesa receptora de votos em nosso câmpus. Aproveitem, é uma oportunidade de participação generosa na luta pela Educação Brasileira Pública, Includente e de Qualidade!!
Toda comunidade externa também pode participar. Parabéns a todos(as) os organizadores por essa iniciativa do ‘bom combate’.

domingo, 20 de novembro de 2011

Educação e o Dia da Consciência Negra - 20/11

Os espaços públicos de Educação, só contribuem para a emancipação dos homens e mulheres, em sua convivência rica em diversidade e pluralidade, quando tem como pressuposto de seus projetos e ações, o combate a qualquer forma de discriminação e preconceito.
Este dia comemorativo da ‘Consciência Negra’ em nosso país, é uma conquista, mas também um sinal, que precisamos avançar muito e encarar de ‘frente’ os diversos tipos de preconceitos e discriminações sutis que ‘rondam’ nossos corações e mentes.
Os Estudantes tem direito a uma formação libertadora, que os inclua na sua diversidade da existência e opções de vida e de trabalho. Tudo isto está ‘junto e misturado’ e poderemos sonhar, sonhar muito, com tudo de bom para todos.!! Não adianta apenas palavras sem sua realização no concreto. A Juventude nos desafia, é isso mesmo, já tivemos a idade deles, não é mesmo?
É difícil, exige coragem, para, primeiro, fazermos a nossa ‘catarse’ interna e colocarmos para fora todo nosso preconceito, fortemente histórico, colocar para fora toda a nossa hipocrisia. Conscientes disso, fica mais fácil, realizarmos a utopia de um mundo verdadeiramente humano e feliz, próximo do ‘recriar o paraíso agora, para merecer quem vem depois’. 
O Espaço Público de Educação, como nosso câmpus Centro do IFFluminense, com ‘Diálogo e Dedicação’, pode ser um grande ‘celeiro’ de realizações dos Direitos Humanos!!!
Salve a contribuição do ‘Dia da Consciência Negra’ e o direito de viverem felizes e serem respeitados todos os que são discriminados e sofrem preconceitos!!!

sábado, 19 de novembro de 2011

Poesia

"É muito carinho que recebo, meu Deus!!! Vejam a poesia que Priscila Viana fez para mim...O que posso dizer? Obrigado e prometo não decepcionar você, linda Priscila.
É muita responsabilidade!!!!!"


Da companheira - Guiomar Valdez

“Conheço alguém admirável,
Diversidade é o seu nome.
Paradoxo interminável,
 Descobre-se a cada dia.
É várias em uma só,
Mãe, amiga e guerreira.
Ela é versátil e sempre criativa,
Sai-se bem com crianças e valoriza os idosos.
Adaptável, nunca passa vergonha.
Continua crescendo mesmo com a indiferença.
Conheço alguém admirável,
Nunca nega ajuda, gosta de gente e afeto;
Mesmo sem asas voa com a ajuda do vento.
Visionária e militante coerente,
 Não desfalece na luta por um mundo melhor.
Conheço alguém admirável,
Que é necessária e única:

  Guiomar Valdez


     (De: Priscila Viana – 12/09/2011)

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Boas Vindas

Olá, sejam bem-vindos!

     Sou Professora Guiomar Valdez e este blog abre hoje - 19/11/2011, um espaço para que vocês participem do processo eleitoral à Direção Geral do câmpus Campos-Centro do IFFluminense.
     Sou candidata, e vocês encontrarão aqui nossas ideias, o Plano de Ação, documentos completos, fotos, etc.
Será ótimo para nós, que todos e todas, comentem, façam críticas e nos ajudem a construir nosso "câmpus Centro" mais democrático e feliz. Esse é o nosso sonho!!
Vamos Juntos!!